Sondagem Rotopercussiva
À sondagem na mineração responde, também, pela denominação estendida de sondagem rotopercussiva em circulação reversa. Sua principal função e aplicação é a de obter amostras das rochas que estão sendo perfuradas para posterior análise.
Em resumo, o ar que é comprimido entre as hastes de paredes duplas do equipamento carrega fragmentos do solo para a superfície em que o trabalho está sendo executado. Recolhidos através de ciclones, essas amostras são postas em sacos plásticos e direcionadas para as áreas de estudo que as compete.
Muita utilizada na exploração mineral, a sondagem rotopercussiva tem mercado, também, no desenvolvimento de minas e na perfuração de poços dos mais diversos tipos. É o procedimento escolhido, ainda, para análises de investigação geológica e controle ambiental.
Vale citar que o método rotopercussivo é comumente utilizado para formações geológicas cujo solo é duro e compacto. Além disso, entre as principais vantagens deste tipo de sondagem citam-se como as mais importantes o baixo custo e o rápido e elevado avanço nos trabalhos.
Já, quanto as desvantagens, é necessário estar bem atento a estes pontos cruciais da sondagem rotopercussiva:
• Os custos tornam-se excessivamente elevados para alargamentos posteriores;
• A amostragem recolhida pode estar remexida;
• Sondagem em menores diâmetros;
• Há um nível considerável de dificuldade de controle para formações que são bem consolidadas.