top of page
6.png

Sondagem a Percussão

O método utilizado na sondagem a percussão consiste na queda livre de um peso sobre o fundo do poço, cortando, assim, em fragmentos, cada uma das rochas interpostas. Dentro deste tipo específico de sondagem, há, ainda, as opções de que sejam feitas de modo manual ou mecânico e com, ou sem, circulação de água durante o procedimento.

 

É importante ressaltar que a sondagem percussiva permite a definição do perfil geológico do território, avalia, ainda, a consistência e a compacidade dos solos e o nível do lençol freático. Sendo o método mais utilizado pela construção civil, tanto do Brasil como de muitos outros países, segue as seguintes diretrizes do procedimento de sondagem a percussão: Primeiramente, é feito o planejamento prévio dos trabalhos que serão executados, levando-se sempre, em conta, qual é o tipo de terreno e de obra a ser realizada.

Na sequência, são montados tripés com roldanas e cordas que dão suporte para que o manuseamento do equipamento seja possível e satisfatório. Uma das principais vantagens do modo percussão é o seu baixíssimo custo por metro de território que é perfurado, o que torna este o método mais utilizado em pesquisas e testes industriais, já que possibilita a coleta de maiores amostras.

 

Porém, assim como nos demais tipos de sondagem na mineração, há que se citar quais são suas principais desvantagens, sendo elas:

• Impossibilidade de perfurar territórios e solos inclinados;

• Seu baixo rendimento em rochas e terras mais duras;

• Maior probabilidade de contaminação das amostras retiradas do solo;

• Dificuldades para que sejam feitas identificações petrográficas quanto à composição, textura e estrutura, por exemplo, do sedimento.

bottom of page